23. jul, 2016

Suíça

A Suíça é um dos países mais lindos do mundo!!! E olha que tem muito lugar bonito por aí....
Apesar de ser um país pequeno, tem muita variedade. Na Suíça se fala alemão, francês e italiano, além de uma outra língua local chamada romanche. O inglês não é língua oficial, mas foi bem aceito em todos os lugares que fomos. Em cada cidade se percebe a semelhança com os países vizinhos. Além disso, a variedade das paisagens também é incrível: lagos e montanhas de tirar o fôlego. É possível categorizar as principais atrações de Suíça em 4 tipos, os vilarejos de montanha (Interlaken, Zermatt e St Moritz), as cidades mais próximas ao estilo alemão (Zurique, Lucerna e Berna), as francesas (Montreaux, Lausanne e Genebra) e a italiana Lugano.

A única desvantagem da Suíça é que é um país caro  A moeda oficial é o franco suíço que vale menos que o euro (consulte http://economia.uol.com.br/ para cotação atualizada), mas mesmo assim o custo de vida é muito mais alto. Por exemplo, é muito mais barato comprar um Lindt na Espanha do que lá, e olha que é um chocolate suíço.

A comida me surpreendeu, é muito boa. É boa, mas é cara, até o Mc Donalds é mais caro que a média. Dependendo do lugar, comprar comida "to go" pode sair até pela metade do preço. Uma vez, eu e Rafa compramos uma massa deliciosa num restaurante na estação de trem e fomos comer na plataforma...afinal era 50% a menos pela mesma comida  Até comida pronta de supermercado era boa, mas também era bem mais cara do que em outros países. Enquanto na Alemanha se consegue comprar comida congelada por menos de 2 euros, na Suíça pagamos 10 francos suíços, mas vale ressaltar que não era comida industrializada, então pode se acrescentar isso a favor do preço mais alto, além de muito mais saborosa.

O serviço de trem também é ótimo (e caro)! Chega-se em qualquer lugar de trem. Além de trem o país também conta com excelente infraestrutura de barcos, ônibus, etc. Além dos transportes comuns, também existe os passeios turísticos, como por exemplo os trens panorâmicos que são um show à parte. O SwissPass é uma boa opção para quem quer rodar a Suíça em alguns dias fazendo pelo menos alguns dos trechos turísticos. Fiz minha viagem em 11 dias, em algumas cidades a visita foi bem corrida, mas valeu pena, deu para conhecer e se maravilhar com esse país lindo.

Segui o roteiro abaixo e depois vou falar um pouco mais sobre cada parada!

  1. Zurique
  2. Chur (Glacier Express)
  3. Zermatt - Tasch
  4. Montreaux
  5. Lausane
  6. Berna (Interlaken)
  7. Lucerna (Wilhelm Tell Express)
  8. Lugano
  9. Basiléia